quarta-feira, 30 de julho de 2008

Sucuris na pousada / Anacondas in the lodge


Na semana passada foram vistas duas sucuris (Eunectes notaeus) nos fundos da pousada. Ambas jovens, possuíam menos de 2 metros de comprimento e estavam próximas ao açude ao lado último bloco de quartos e ao rio.
Essa serpente é uma das maiores do mundo, podendo crescer até aproximadamente 8 metros e se alimenta de mamíferos e répteis, sendo um dos poucos predadores do jacaré-do-pantanal.

Last week were observed two anacondas (Eunectes notaeus) in the back of the lodge. Both juveniles, has less than two meters of lenght e were close a small lake near of the last house and the near the river.
This snake is one of the biggest of the world, growing to almost 8 meters lenght and feed on mammals and reptiles, being a predator of the cayman.

domingo, 27 de julho de 2008

PROJETO ONÇA- "NO RASTRO DA ONÇA"







Nesta última semana o Projeto Onça do Pantanal esteve nas proximidades da Pousada Xaraés em busca de exemplares do animal símbolo do Pantanal.


Os pesquisadores do Projeto Onça do Pantanal estiveram nas proximidades da pousada, mais precisamente na fazenda Nossa Senhora do Carmo pertencente a sociedade formada pelos portugueses João Cardadeiro, "Joãozinho" e Elder donos também da Pousada Xaraés.

Foram capturados após dias de procura, duas onças pintadas uma fêmea pesando cerca de 92kg e um macho com aproximadamente 128kg. A onça pintada maior felino da América encontra-se em risco de extinção, o projeto Onça Pantaneira é uma parceria do Instituto Pró-Carnívoros e do Programa Pantanal para Sempre do WWF-Brasil voltado para a conservação da onça-pintada no Pantanal. O objetivo é utilizar o conhecimento científico para encontrar alternativas de produção sustentável nas fazendas das regiões pantaneiras que levem em conta a preservação do animal.

A preservação da espécie é muito importante para a conservação da biodiversidade. Por ser um animal com necessidade de áreas grandes e preservadas para sua sobrevivência e por estar no topo da cadeia alimentar, conservar a onça-pintada é conservar o futuro de todos nós.



fonte:www.wwf.org.br

terça-feira, 15 de julho de 2008

Planta do mês / Plant of the Month


Ipê rosa/Piúva (Tabebuia avellanedae)


Família: Bignoniaceae

Altura: 20 a 35 metros

Ocorrência: Maranhão até o Rio Grande do Sul, mas muito comum nos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo até Rio Grande do Sul.

Ecologia: planta decídua, de mata primária ou secundária, com grande produção de sementes, disseminadas pelo vento.

Ipê rosa/Piúva (Tabebuia avellanedae)

Family: Bignoniaceae

Height: 20 to 35 m

Geographic range: States of Maranhão to Rio Grande do Sul, very commom in Mato Grosso do Sul State and São Paulo State to Rio Grande do Sul State.

Ecology: deciduous, found in primary and secondary forests, many production of seeds, spread by the wind

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Animal do Mês - Julho / Animal of the Month - July




Order: Carnivora

Family: Mustelidae

Geographic range: South America: east of the Andes from South Venezuela and Colombia to the North of Argentina.

Ecology: Diurnal; semiaquatic; usually in groups of five to nine. Feeds primarily on large fish, but will kill and eat other vertebrates such as snakes and small caiman.

Are territorial and defend fiercely their young.

Status: endangered. Decimated by overhunting for the skin trade and killed because of competition with man for fish.

Animal do Mês – Ariranha (Pteronura brasiliensis)

Ordem: Carnívora

Família: Mustelidae

Ocorrência: América do Sul: leste dos Andes, desde o sul da Venezuela e Colômbia até o norte da Argentina.

Ecologia: diurna; semiaquática; normalmente em grupos de 5 a 9. Alimentam-se de grandes peixes, mas podem comer outros vertebrados, tais como cobras e pequenos jacarés.

São territorialistas e defende ferozmente os jovens.

Status: ameaçada. Dizimada pela caça excessiva devido ao comércio de pele e caçada por causa da competição por peixes com o homem.



quinta-feira, 3 de julho de 2008

Matéria: biomas do Brasil

Segue abaixo o link sobre uma matéria especial sobre os biomas brasileiros publicada no jornal O Estado de São Paulo:
http://www.estadao.com.br/pages/especiais/biomas/

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Animais ameaçados

Segue o site do Ministério do Meio Ambiente, com o link para quem quer saber a lista dos animias ameaçados de extinção: http://www.mma.gov.br/port/sbf/fauna/index.cfm